No mundo corporativo moderno, cada vez mais pautado por soluções tecnológicas, os softwares se tornaram grandes aliados das empresas, pois proporcionam diversos benefícios e permitem que soluções inovadoras ganhem vida.
Por isso, preparamos um guia completo sobre o assunto. Siga a leitura e veja como esse tipo de sistema pode ajudar sua empresa!
O que é um software?
O software é um conjunto de instruções e dados que comandam um aparelho para realizar tarefas específicas. Ele é a parte intangível da tecnologia, ou seja, reúne sites, aplicativos e ferramentas tecnológicas que usamos em aparelhos físicos (celulares, computadores…).
Esse tipo de solução reúne desde ferramentas mais simples, como uma calculadora, até sistemas mais complexos, como uma plataforma de e-commerce. Por sua diversidade, ele permite operações mais ágeis, integradas e seguras dentro das empresas.
Além disso, existe também a possibilidade de desenvolver softwares para necessidades específicas e de forma personalizada, por meio de empresas de desenvolvimento de software sob medida. Isso permite que eles sejam mais acessíveis.
Quais são os softwares mais usados nas empresas?
Como vimos, os softwares podem atender diversos tipos de necessidades e com diferentes níveis de complexidade. Porém, existem alguns modelos que são mais utilizados, e você pode conhecê-los logo abaixo:
ERP (Enterprise Resource Planning)
ERP é um sistema de gestão que permite integrar várias áreas da empresa, como RH, Financeiro e Vendas. Essa ferramenta contribui para o gerenciamento de operações e armazenamento de dados, principalmente em negócios menores.
CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é uma ferramenta de relacionamento com cliente, que permite monitorar toda a jornada de um consumidor com uma marca. Algumas das ações possíveis com esse tipo de plataforma são:
- Armazenamento de informação de clientes;
- Segmentação de leads por grupos;
- Envio de emails, como newsletter;
- Registro de ações, como propostas de vendas.
Softwares de Gestão Financeira
Caso seu negócio precise de uma solução específica para finanças, também é possível encontrar no mercado. Nesse caso, existem softwares que permitem fazer o controle de caixa, emissão de boletos, criação de relatórios, entre outros.
SAC
Já precisou entrar em contato com alguma empresa para pedir um suporte? É exatamente nesta tarefa que uma ferramenta de SAC ajuda. Ela permite gerenciar e-mails, mensagens e outros chamados feitos pelos clientes, otimizando esse processo.
Além disso, muitas soluções também oferecem serviços de chatbot, que agilizam o atendimento, ao responderem de forma instantânea dúvidas mais simples.
Softwares personalizados
Outro tipo comum, e muito importante, são os softwares personalizados, que atendem às necessidades de cada empresa. Alguns exemplos são:
- Um aplicativo para o produto
- Loja virtual
- Plataforma de Marketplace
- Programa de fidelidade
Esse tipo de solução permite agregar mais valor a sua marca e experiência do cliente, por meio de um sistema que resolva uma necessidade específica.
A importância dos softwares nas empresas
Após conhecer os principais tipos de software, você já deve ter notado a importância dessa solução para o aumento de produtividade e melhora das entregas que são feitas aos clientes. Agora, você entende em números o impacto dessa estratégia:
- De acordo com uma pesquisa da Accenture, empresas que aumentaram investimentos em tecnologia, durante a pandemia, tiveram um aumento de receita cinco vezes mais rápido do que os concorrentes;
- Outro estudo, da McKinsey, aponta que a automação de processos administrativos pode reduzir custos operacionais em até 30%.
Como criar um software para empresas?
Para criar um software de sucesso, é preciso de um processo estruturado, que permita transformar ideias em soluções digitais eficientes e seguras. Então, se está pensando em desenvolver uma solução digital para sua empresa, siga estes 5 passos:
1. Diagnóstico das necessidades
Tudo começa com um levantamento detalhado das demandas da empresa. Nessa etapa, você pode pensar nas respostas das seguintes perguntas:
- Quais processos precisam ser otimizados?
- Há alguma inovação que possa ser criada?
- Existe algum serviço que pode passar a ter uma versão digital?
2. Definição dos requisitos do sistema
Após entender o que é necessário, é hora de se planejar. Assim, elabore um documento com as funcionalidades que deseja, planejamento da experiência do usuário e tipo de tecnologia que pode utilizar.
Caso tenha dificuldade nesta etapa, é possível buscar alguma consultoria especializada no assunto.
3. UX/UI Design
Ainda dentro da etapa de planejamento, é preciso pensar no design do sistema, sendo possível aplicar estratégias de UX e UI.
UX é a experiência do usuário como um todo, reunindo todas as percepções que ele terá ao navegar em uma plataforma. Assim, essa estratégia vai além do design visual, e inclui também a facilidade de compreensão dos textos e a navegação na plataforma, que precisa ser intuitiva.
O UI, por sua vez, é a interface visual, como cores, botões, ícones, fontes, imagens e layout das telas. Ele permite criar um software atrativo, incentivando interações dos usuários.
Portanto, se coloque no lugar do cliente e pense no tipo de experiência que deseja passar no seu sistema.
4. Desenvolvimento do software
Após as etapas de planejamento, é hora de criar o software. Nesta etapa, você pode buscar uma empresa especializada em desenvolvimento, que poderá criar de forma mais rápida a solução que você imaginou.
Isso pode ser feito com tecnologias tradicionais (como React, Java ou Python) ou com plataformas Low-Code, como o FlutterFlow, que possuem um custo menor e mais agilidade.
5. Testes e monitoramento
Por fim, o seu trabalho não termina após a produção do software. Lembre-se de fazer testes para entender se está entregando uma boa experiência para os seus usuários, em termos de usabilidade, segurança e desempenho.
Além disso, sempre faça monitoramentos para identificar bugs e fazer os ajustes necessários.
Conclusão
Em resumo, softwares para empresas são essenciais para aumentar a produtividade, melhorar processos e garantir competitividade. Dessa forma, escolher a solução certa e um parceiro experiente faz toda a diferença.
Se você busca desenvolver um software sob medida para sua empresa, vale contar com especialistas que unam experiência de mercado, tecnologia moderna e metodologias ágeis.
A Withnocode é especialista no desenvolvimento de sistemas personalizados usando plataformas Low-Code. E clicando aqui, você pode entrar em contato conosco para descobrir como transformar sua ideia em um software de alto impacto para seu negócio.