Segundo dados do CNI (Confederação Nacional da Indústria), ainda em 2021, mais de 80% das grandes empresas brasileiras já utilizam tecnologias digitais para aumentar a competitividade. Nesse contexto, o desenvolvimento de software sob medida se destaca como uma solução estratégica e acessível.
Por isso, reunimos as principais dúvidas sobre o assunto para que você entenda como essa solução pode contribuir com a sua empresa. Confira!
O que é desenvolvimento de software sob medida?
O desenvolvimento de software sob medida consiste na criação de sistemas digitais personalizados, construídos com base nas necessidades específicas de uma empresa ou projeto.
Ao contrário dos softwares de prateleira ou white label (aqueles prontos para uso, com funcionalidades padronizadas), o software sob medida é pensado, planejado e desenvolvido de forma exclusiva.
Assim, a principal diferença entre eles está na flexibilidade, pois o software personalizado oferece muitas possibilidades, e permite criar produtos novos ou incluir funcionalidades específicas que uma empresa busca.
Quais as vantagens do software sob medida?
Como vimos, a flexibilidade é uma das grandes vantagens do software sob medida. Porém, existem diversos outros benefícios dessa solução, a exemplo de:
- Aumento da produtividade: é possível criar funcionalidades para que você tenha acesso mais rápido às ferramentas certas, automatizando tarefas e reduzindo erros;
- Escalabilidade: tendo um software próprio, é possível adaptá-lo sempre que necessário, sem depender de atualizações de terceiros;
- Vantagem competitiva: oferecer serviços diferenciados e com melhor experiência permite que sua empresa se destaque da concorrência;
- Integração eficiente: com o desenvolvimento sob medida, é possível criar uma solução que se conecte corretamente a plataformas que sua empresa já usa.
Os 4 processos do desenvolvimento de software
O software sob medida é totalmente pensado para uma solução, desde a etapa inicial. Após um mapeamento do que se busca, são realizados 4 processos durante o desenvolvimento.
Dessa forma, essas ações podem ser feitas por um desenvolvedor ou por uma empresa especialista na criação de softwares. Entenda cada processo em detalhes:
1. Levantamento de requisitos
O primeiro passo é identificar um problema que precisa ser resolvido, entendendo em detalhes os impactos dele e também o que se espera de melhorias.
Além disso, nem sempre isso precisa ser algo ruim, e pode ser, por exemplo, uma inovação que uma empresa deseja muito criar para impulsionar resultados.
Nesta etapa do projeto, é essencial conversas com todas as pessoas que terão contato com o software, como clientes que utilizarão o sistema, equipe de marketing responsável pela comunicação, entre outros. Portanto, você pode fazer um mapeamento de informações usando estratégias como:
- Estudo de soluções semelhantes e público alvo;
- Entrevistas;
- Coleta de feedbacks e sugestões.
2. Planejamento e UX/UI Design
Outra etapa importante, é o desenvolvimento das funcionalidades e design. Isso é como o seu cliente verá o sistema visualmente, e também as interações, por meio de textos, botões e outros detalhes. Existem duas estratégias que contribuem para isso: UX e UI.
O UX (experiência do usuário) desenha toda a solução, para que ela seja intuitiva e eficiente. Para isso, são feitos estudos e também a junção de estratégias de comunicação, tecnologia e design, para que tudo esteja alinhado.
UI, por sua vez, é a interface visual. Logo, ele dá vida a tudo que foi planejado de experiência, por meio das cores, ilustrações e outros elementos juntos. A função principal é criar algo bonito, mas sem prejudicar a experiência do usuário.
3. Desenvolvimento
Após todo o planejamento, a parte técnica traduz em código tudo que é necessário para criação do sistema. Nesta etapa é possível escolher entre tecnologias tradicionais ou por opções low-code, como o FlutterFlow.
Ainda nesta etapa, também é preciso fazer as integrações necessárias, seja com APIs ou banco de dados.
4. Testes, lançamento e manutenção
Por fim, antes do lançamento, também é preciso fazer um testes de usabilidade, segurança e desempenho, para garantir que tudo funcione corretamente.
Após o lançamento, o trabalho continua, por meio do monitoramento da solução e correção de possíveis problemas. Principalmente durante o lançamento, esteja atento a possíveis reclamações de usuários para corrigir problemas de experiência.
Quanto custa um software personalizado?
Outra dúvida comum sobre o assunto, é quanto custa uma solução de software sob medida. Nesse caso, o investimento pode variar bastante, e vai depender de fatores como:
- Complexidade do sistema
- Número de funcionalidades
- Integrações com outras ferramentas
- Tecnologias utilizadas (tradicional ou low-code)
Assim, você pode entrar em contato com uma empresa de software com o levantamento de requisitos que vimos acima. Dessa forma, será possível entender a complexidade de cada um dos fatores e definir um valor.
Case de sucesso para se inspirar
Um excelente exemplo do impacto positivo de um software personalizado é o caso da Facilita Tucuruí. A empresa do segmento de propaganda do estado do Pará, desejava criar uma forma de facilitar o acesso da população a serviços do município.
Com isso, foi criado um aplicativo completo para gestão de serviços urbanos, com acesso a estabelecimentos e profissionais de diversas áreas. Além disso, também é possível consultar informações de contato e feedbacks de outros usuários:
Isso mostra como a tecnologia pode ser usada para diversas funções, incluindo o fortalecimento do relacionamento com cliente e visibilidade da marca.
Se sua empresa também precisa de um sistema próprio, que resolva problemas reais e acompanhe seu crescimento, a Withnocode é especialista no assunto, tendo desenvolvido dezenas de projetos incluindo esse case de sucesso.
A Withnocode desenvolve sistemas personalizados usando plataformas Low-Code, o que torna as entregas rápidas, eficientes e com um custo menor. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.