No último dia 14 de julho, a Withnocode organizou o primeiro Meetup oficial sobre FlutterFlow no Brasil, em São Paulo, a fim de fomentar as discussões sobre o assunto.
O evento reuniu profissionais de tecnologia, designers, desenvolvedores e entusiastas do no-code em um ambiente de troca real de experiências e aprendizados.
A Withnocode é uma das empresas brasileiras que já promove o uso desse tipo de tecnologia para criar sugestões ágeis e de baixo custo, e agora investe também no fortalecimento desse conhecimento pelo país.
Segundo Thalles Salomon, fundador da empresa e palestrante no Meetup, participar desse tipo de discussão é um das formas de abrir caminhos para o FlutterFlow no Brasil:
Eventos como esse são fundamentais para fortalecer o ecossistema. Promover esse tipo de encontro permite não só difundir conhecimento, mas também conectar pessoas e fomentar inovação. Foi inspirador ver a comunidade reunida, compartilhando cases reais e debatendo caminhos possíveis com FlutterFlow.
E se você ainda não conhece o Flutterflow, separamos algumas curiosidades e informações relevantes sobre essa tecnologia logo abaixo.
O que é FlutterFlow?
FlutterFlow é uma tecnologia de desenvolvimento low-code que permite criar aplicativos móveis e web visualmente, sem necessidade de muito código, usando um sistema de arrastar e soltar componentes.
Ele é construído sobre o Flutter, o framework de interface do usuário do Google. Isso significa que os aplicativos feitos com FlutterFlow podem ser usados em várias plataformas, como iOS, Android e web, a partir de uma única base de código.
Essa tecnologia foi criada por Aaron K. Saunders e Michael Thomsen e lançada em 2020. A ideia por trás era diminuir a diferença entre o desenvolvimento de aplicativos que são feitos linha por linha de código, daqueles construídos visualmente.
Assim, o FlutterFlow democratiza o desenvolvimento de aplicativos, tornando-o acessível a um público mais amplo, incluindo designers, empreendedores e desenvolvedores que querem agilizar seus processos.
O impacto positivo do Flutterflow no desenvolvimento
Diversos são os benefícios desse tipo de tecnologia, com destaque para:
Velocidade de desenvolvimento: a principal vantagem é a agilidade. Com a interface visual, é possível construir aplicativos funcionais de forma muito mais rápida que a tradicional;
Redução de custos: acelerar o desenvolvimento significa menos horas de trabalho, o que se traduz em custos menores;
Acessibilidade e democratização: designers podem dar vida às suas criações, empreendedores podem validar suas ideias com MVPs (produtos mínimos viáveis) e pequenas empresas podem ter um aplicativo sem investir muito;
Colaboração aprimorada: por ser algo visual, todos os envolvidos podem visualizar o progresso e sugerir melhorias;
Base de código única: como vimos, ele elimina a necessidade de desenvolver várias versões dos aplicativos, e pode ser usado em várias plataformas. Isso facilita o caminho para atualizações e melhorias.
Por esse impacto positivo, um dos assuntos do MeetUp foi o enorme potencial de crescimento dessa tecnologia no Brasil, nas palavras de Thalles:
A demanda por desenvolvimento ágil, escalável e com boa experiência de usuário está cada vez maior, e o low-code entrega exatamente isso. Acredito que, nos próximos anos, veremos mais empresas migrando para essa abordagem, e o Brasil se consolidando como um polo forte dentro da comunidade global.
Quer fazer parte desse crescimento e contar com soluções inovadoras e de baixo custo na sua empresa? Então é só entrar em contato conosco.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.OkPolítica de privacidade